Em tempos de crise do novo COVID-19 praticamente todo nicho teve uma queda em suas vendas, determinando a falência de algumas empresas.
A cerca de 2 semanas, uma empresa referência no mercado de refrigeração no estado do Rio de Janeiro (trabalhei durante 2 anos na empresa no início dos anos 2000, levando a empresa a vender cerca de 30 mil mensais através do e-commerce), encerrou as suas atividades, principalmente por conta da crise atual em que o mundo está passando.
Na verdade a crise do COVID-19, apenas evidenciou uma má administração de alguns anos atrás.
Muitas empresas que não vivem nessa realidade (possuem caixa, contas em dia) estão começando a sentir o efeito da crise, pausando contratos e até mesmo demitindo funcionários, uma tentativa desesperadora para equilibrar as contas.
Veja a seguir um gráfico mostrando as quedas dos nichos durante o COVID-19.
Será que a melhor solução é aguardar a crise passar?
A resposta é NÃO!!!
Você já se perguntou como o Brasil estará após essa pandemia? Acredito que ao caminhar nas ruas vamos nos perguntar:
Cadê aquela empresa conceituada na qual era referência do seu mercado?
A resposta será simples:
Encerrou as atividades por conta do COVID-19!
Muitas das empresas estão tomando caminhos inversos e investindo no mundo online, criando sites, e-commerce, tudo para se preparar para uma nova fase na qual iremos viver.
Invista quando seus concorrentes estão parados
Todos estão pensando em cortes e economias, mais será que todos pensam da mesma maneira?
No mundo pós COVID-19, prevalecerá quem investiu em tráfego orgânico, conteúdos e trabalhando a sua marca na web em tempos de crise.
Posicionando o site e gerando bons tráfego orgânico para o seu site, isso é notório pois se todos estão parados, irá prevalecer quem focou em gerar tráfego orgânico para o seu site.
Coloque-se no lugar do seu cliente, o que ele está buscando no Google? Qual comportamento do seu cliente durante a COVID-19?
Esse é o momento de se antecipar aos fatos e oferecer a melhor sugestão para o seu clientes através da busca orgânica.
Como monitorar a busca pelo seu nicho
Basta apenas analisar algumas keywords que representam diretamente o seu negócio, em ferramentas de análise de tráfego como a SEMRush, no exemplo estamos analisando a busca “escritório contabilidade sp”, repare na imagem a marcação em vermelho, categoria “Trend”.
Realmente no último mês a procura pelo termo teve uma pequena queda, para batermos o martelo é importante identificar cerca de 5 keywords diretas para o seu nicho e validar o comportamento.
Semana que vem iremos postar um novo artigo, não perca!