Michel Ferreira

Como vender em tempos de crise?

Publicado em 27/05/2020Leitura de 3 min
Como vender em tempos de crise?
Crédito da Imagem: Freepik

Em tempos de crise do novo COVID-19 praticamente todo nicho teve uma queda em suas vendas, determinando a falência de algumas empresas.

A cerca de 2 semanas, uma empresa referência no mercado de refrigeração no estado do Rio de Janeiro (trabalhei durante 2 anos na empresa no início dos anos 2000, levando a empresa a vender cerca de 30 mil mensais através do e-commerce), encerrou as suas atividades, principalmente por conta da crise atual em que o mundo está passando.

Na verdade a crise do COVID-19, apenas evidenciou uma má administração de alguns anos atrás.

Muitas empresas que não vivem nessa realidade (possuem caixa, contas em dia) estão começando a sentir o efeito da crise, pausando contratos e até mesmo demitindo funcionários, uma tentativa desesperadora para equilibrar as contas.

Veja a seguir um gráfico mostrando as quedas dos nichos durante o COVID-19.

Nichos durante COVID-19

Será que a melhor solução é aguardar a crise passar?

A resposta é NÃO!!!

Você já se perguntou como o Brasil estará após essa pandemia? Acredito que ao caminhar nas ruas vamos nos perguntar:

Cadê aquela empresa conceituada na qual era referência do seu mercado?

A resposta será simples:

Encerrou as atividades por conta do COVID-19!

Muitas das empresas estão tomando caminhos inversos e investindo no mundo online, criando sites, e-commerce, tudo para se preparar para uma nova fase na qual iremos viver.

Invista quando seus concorrentes estão parados

Todos estão pensando em cortes e economias, mais será que todos pensam da mesma maneira?

No mundo pós COVID-19, prevalecerá quem investiu em tráfego orgânico, conteúdos e trabalhando a sua marca na web em tempos de crise.

Posicionando o site e gerando bons tráfego orgânico para o seu site, isso é notório pois se todos estão parados, irá prevalecer quem focou em gerar tráfego orgânico para o seu site.

Coloque-se no lugar do seu cliente, o que ele está buscando no Google? Qual comportamento do seu cliente durante a COVID-19?

Esse é o momento de se antecipar aos fatos e oferecer a melhor sugestão para o seu clientes através da busca orgânica.

Como monitorar a busca pelo seu nicho

Análise Escritório de Contabilidade SP

Basta apenas analisar algumas keywords que representam diretamente o seu negócio, em ferramentas de análise de tráfego como a SEMRush, no exemplo estamos analisando a busca “escritório contabilidade sp”, repare na imagem a marcação em vermelho, categoria “Trend”.

Realmente no último mês a procura pelo termo teve uma pequena queda, para batermos o martelo é importante identificar cerca de 5 keywords diretas para o seu nicho e validar o comportamento.

Semana que vem iremos postar um novo artigo, não perca!