O que é conteúdo incrível? Vá além da geração de tráfego e crie conteúdo que gera compartilhamentos sociais, cliques, assinaturas e muito mais com essas táticas.
A palavra “incrível” é aquela que é usada bastante no espaço de SEO, principalmente quando se refere ao conteúdo.
Todo profissional de SEO entende a necessidade de criar conteúdo atraente e amigável para SEO , mas o que isso realmente significa nem sempre é claro.
“Cativar” significa direcionar cliques para uma página?
Ações sociais inspiradoras?
Conseguir que os seguidores comentem suas postagens?
Increva-se e receba dicas sobre Marketing Digital para a sua empresa!
Tudo acima.
Neste post, discutirei o que realmente significa “incrível” e como você pode criar um conteúdo que gere o engajamento que seu conteúdo merece.
Definindo “incrível”
Conteúdo “envolvente” é aquele que leva as pessoas a tomar algum tipo de ação, por mais amplamente definido.
O engajamento pode ser na forma de curtidas nas mídias sociais, compartilhamentos sociais, cliques, preenchimentos de formulários ou qualquer outro tipo de ação.
Onde as coisas ficam confusas é quando os profissionais de marketing anunciam a necessidade de “envolver” o conteúdo sem definir quais ações os usuários devem executar.
Esse é um problema, pois torna quase impossível determinar se o conteúdo de uma pessoa é bem-sucedido em gerar engajamento. E a maioria de nós conhece o ditado, “O que é medido, é gerenciado”.
Se os profissionais de marketing quiserem ter sucesso na criação de conteúdo atraente, primeiro deverão determinar quais ações eles desejam que os usuários tomem.
Com isso em mente, eles podem criar conteúdo que leva os usuários a curtir / comentar / clicar / compartilhar / assinar.
Avaliando o engajamento: KPIs de engajamento
No mundo do marketing, os principais indicadores de desempenho (KPIs) são usados para medir o sucesso de uma campanha.
Assim como em uma campanha publicitária paga, os KPIs também devem ser definidos para suas campanhas de marketing de conteúdo.
Simplesmente lutar por “engajamento” não pagará as contas.
Aqui estão apenas alguns dos muitos KPIs de marketing de conteúdo que podem ser usados para medir o envolvimento e analisar os resultados tangíveis:
Postagens de mídia social Curtidas: “Curtidas” no Facebook, Instagram, LinkedIn e outras plataformas sociais tendem a indicar que os usuários gostam do seu conteúdo e, portanto, podem ser usadas como uma medida de engajamento.
Postar comentários em mídias sociais: semelhante aos gostos, os comentários em mídias sociais mostram que os usuários estão interessados em seu conteúdo. Obviamente, os comentários podem ser bons, ruins ou neutros, portanto nem sempre são um sinal de envolvimento positivo.
Visualizações de página: as visualizações de página são uma medida de quantos usuários visitam uma página específica em seu site. Visualizações de página, sessões e usuários são as métricas de engajamento mais comuns do site.
Visitantes únicos: um visitante único refere-se a uma pessoa que visita um site pelo menos uma vez durante um período de relatório específico. Visitantes únicos mostram quantas pessoas seu site realmente alcança.
Tempo na página: uma métrica de envolvimento que mede o tempo que um usuário passa em uma página do seu site. A suposição é que um usuário passará mais tempo no seu site se estiver interessado em seu conteúdo.
Taxa de rejeição: a porcentagem de visitantes que saem após visualizar apenas uma página no seu site. Uma baixa taxa de rejeição é um bom sinal, pois significa que os usuários estão se aventurando em outras páginas do seu site.
Páginas por sessão: uma medida de quantas páginas um usuário visita por sessão. A lógica é que, se um usuário visita várias páginas no seu site, provavelmente está interessado no seu conteúdo.
Profundidade da página / rolagem: se um usuário rolar para baixo em uma página da web, isso pode ser uma indicação de que ele está interessado no seu conteúdo.
Novos versus visitantes recorrentes: você deseja obter novos visitantes, mas também deseja que os usuários voltem ao seu site. Um ótimo conteúdo incentivará os visitantes a voltarem uma e outra vez.
Taxa de conversão: as conversões são avaliadas de maneira diferente, dependendo de suas metas. Normalmente, isso envolve preenchimentos de formulários, compras ou opt-ins. Sua taxa de conversão é uma porcentagem de quantos visitantes acabam realizando uma ação preferida em seu website.
Taxa de abandono de carrinho: refere-se à porcentagem de pessoas que desistiram antes de confirmar sua compra. Se o seu conteúdo estiver funcionando, você deve ter um baixo abandono do carrinho.
Essa é apenas a ponta do iceberg quando se trata dos diferentes KPIs que você pode observar ao medir o envolvimento.
O importante é que você escolha os KPIs certos com base em suas metas e analise os dados reais ao determinar o envolvimento.
Essa é a maneira mais segura de determinar se seu conteúdo está produzindo os resultados desejados.
Por que criar conteúdo atraente?
Uma coisa é criar conteúdo amigável para SEO, mas outra é criar conteúdo que converte esse tráfego orgânico em clientes pagantes.
Embora muitos profissionais de marketing estejam focados em palavras-chave, SEO na página, links e similares, geralmente ignoram os componentes que geram engajamento e conversões.
Freqüentemente, criar conteúdo atraente é tão simples quanto “escrever para o usuário” (ou seja, escrever o conteúdo que seu público-alvo realmente deseja ler).
A classificação do conteúdo dos tópicos que o seu público-alvo está pesquisando é quase inútil se eles não encontrarem o valor necessário e não estiverem realizando ações no seu conteúdo.
Portanto, a criação de conteúdo atraente – conteúdo que estimula os leitores a agir – é essencial se você realmente deseja ganhar dinheiro com seu conteúdo.
Como impulsionar o engajamento
Depois de identificar seus KPIs de conteúdo, ter um sistema para medir o progresso e determinar seus próximos tópicos de conteúdo, é hora de criar conteúdo que certamente trará envolvimento.
Obviamente, os resultados variam de acordo com o tipo de ação que você deseja que os usuários realizem, mas os métodos testados e aprovados abaixo são ótimos para aumentar o envolvimento na maioria das peças de conteúdo.
Em todos os casos, seu objetivo deve ser o de criar um conteúdo que seu público ame e que os faça ansiosos para compartilhar / curtir / comentar / aceitar / comprar.
1. Crie um esboço de conteúdo
É fácil ser sugado para o processo de escrita de conteúdo, semelhante ao fluxo de consciência, mas isso geralmente deixa seu conteúdo desarticulado e desviado do assunto.
O conteúdo organizado e bem pensado é melhor se você deseja manter os leitores envolvidos e se movendo em direção ao seu principal ponto de conversão.
Portanto, antes de começar a escrever, crie um esboço básico do que você deseja cobrir.
- Quais perguntas o seu público espera que você responda neste conteúdo?
- Que valor eles esperam encontrar?
- Como você pode organizar esse conteúdo de maneira direta?
Por exemplo, se estou escrevendo um guia intitulado “10 Estratégias de Marketing Subestimadas para 2020”, não vou falar sobre a estratégia número 1.
Provavelmente, prepararei o cenário com um parágrafo de introdução, fornecerei algumas estatísticas sobre como o marketing mudou em 2020 e depois traçarei as 10 principais estratégias.
Ao traçar um esboço primeiro, você se concentra no seu ponto principal e facilita a leitura do conteúdo pelos leitores.
Se, à primeira vista, eles perceberem que você cobre as informações que estão procurando, é mais provável que eles leiam seu conteúdo de cima para baixo.
2. Faça perguntas
Foi mostrado que fazer perguntas no conteúdo do seu blog e nas mídias sociais aumenta o envolvimento.
Embora os leitores possam não ter a oportunidade de realmente responder à sua pergunta, eles os farão pensar e poderão incentivá-los a continuar lendo seu conteúdo.
Por exemplo, se você quiser que os leitores continuem lendo a próxima seção, adicione uma pergunta como “O que isso significa para os empresários em 2020?” ou “Como você pode aplicar essas estratégias ao seu próprio marketing?”
Com essas questões remanescentes em mente, eles tendem a continuar lendo na esperança de descobrir a resposta.
Ao mesmo tempo, as perguntas no final de uma postagem no blog podem incentivar os comentários, aos quais você pode responder mais tarde.
Se você responder aos comentários do seu blog, isso poderá incentivar os usuários a voltar ao seu site e ler mais do seu conteúdo.
3. Adicione “Bucket Brigades”
Bucket Brigades são palavras ou frases que mantêm os leitores em seu site por mais tempo.
Eles são usados para dividir pedaços maiores de conteúdo e também para a próxima seção.
Geralmente, é uma frase curta seguida de dois pontos ou elipses como:
- Por exemplo:
- Pegue esta história …
- Interessado? Veja isso:
- Você não acreditaria nisso:
- Aqui está um…
- Veja este estudo de caso:
Eles funcionam lindamente para incentivar os leitores a se envolverem com seu conteúdo.
De fato, as Bucket Brigadas são uma técnica antiga de direitos autorais, usada originalmente para manter as pessoas lendo cartas de vendas.
Hoje, eles são usados no conteúdo de SEO para aumentar o tempo na página , uma importante métrica de envolvimento.
4. Inclua citações compartilháveis
Os usuários do Twitter gostam de compartilhar citações de especialistas e sugestões de sons de seus artigos favoritos.
É por isso que você frequentemente vê blogueiros, incluindo citações em bloco que facilitam o compartilhamento da citação (e artigo) para as mídias sociais, principalmente o Twitter.
Com um único clique, os usuários podem compartilhar seu artigo e alcançar muitos usuários adicionais.
Na verdade, eu já vi isso em ação com meus próprios artigos do Search Engine Journal, o SEJ geralmente incorpora uma cotação em bloco e a compartilha juntamente com o meu artigo original.
Isso me rendeu mais seguidores, retweets e tráfego do Twitter no meu site.
Adicionar aspas em bloco aos seus artigos pode ser uma ótima maneira de gerar compartilhamentos sociais e expandir o alcance do seu conteúdo.
5. Adicionar botões de compartilhamento social
Falando em compartilhamentos sociais … você está tornando estúpido e fácil para os leitores compartilharem seu conteúdo nas mídias sociais?
Se os leitores tiverem que passar por bastidores (copie seu link, cole seu link, adicione uma imagem, adicione uma legenda etc.) apenas para publicar um artigo, você pode estar impedindo seus compartilhamentos sociais.
É por isso que incentivo todos os sites a incluir botões de compartilhamento social e garantir que os metadados sejam preenchidos.
Isso significa que sempre que um leitor deseja compartilhar seu artigo, tudo o que eles precisam fazer é postar o botão de compartilhamento social e sua postagem já será propagada com o título, a imagem e a descrição do artigo.
Gosto de incluir botões de compartilhamento social no Facebook, Twitter, LinkedIn e Pinterest, pois esses são os principais drivers de tráfego para o meu site.
Ter esses botões de compartilhamento social me rendeu mais seguidores nas mídias sociais e tráfego de uma variedade de plataformas sociais.
6. Oferecer atualizações de conteúdo
Eu tenho um grupo no Facebook para aspirantes a escritor e uma das perguntas que recebi hoje foi “Meu site está recebendo de 500 a 600 visitantes por mês. O que agora?”
Essa é uma pergunta que vejo bastante, porque muitos escritores, profissionais de marketing e proprietários de empresas se concentram na geração de tráfego, mas não em como capturar esse tráfego.
Se você não está direcionando visitantes para um produto, vendas ou página de contato, você deve pelo menos adicioná-los à sua lista de e-mail por meio de atualizações de conteúdo.
Em resposta à pergunta deste escritor, eu disse a eles para “pendurar a cenoura”.
Em essência, isso significa oferecer uma atualização de conteúdo irresistível, na qual seu público-alvo não pode deixar de se interessar.
Especificamente, ofereça a eles conteúdo que os ajude a superar um ou vários de seus pontos mais críticos.
Por exemplo, eu sei que muitos profissionais de marketing listam o “tempo” como um de seus maiores obstáculos na criação de conteúdo de SEO regularmente.
Para ajudá-los a superar isso, posso publicar um “Calendário de conteúdo de SEO que economiza tempo” que os ajude a planejar toneladas de conteúdo com meses de antecedência.
Em seguida, eu promovia esse conteúdo nas postagens do meu blog e incentivava os leitores a fazer o download em troca do endereço de email.
Com isso, não estou apenas fornecendo a eles um recurso altamente valioso, mas estou aumentando minha lista de assinantes de email do que posso comercializar posteriormente.
Pergunte a si mesmo:
Estou oferecendo aos visitantes de novos sites várias oportunidades de interagir com meu conteúdo – ou minha estratégia de marketing termina com a geração de tráfego?
7. Adicione interação no conteúdo
Embora as atualizações de conteúdo geralmente envolvam uma inclusão, nem todas as inclusões envolvem atualizações de conteúdo.
Você pode incentivar os visitantes a optarem por qualquer coisa, desde seu boletim semanal até uma nova ferramenta da web que você acabou de publicar para uma auditoria de SEO gratuita.
O objetivo, novamente, é oferecer aos visitantes pelo menos uma oportunidade de interagir com seu conteúdo, além de apenas ler o texto na página.
Encorajo os proprietários de sites a oferecer várias oportunidades de inscrição – geralmente na parte superior, média e inferior da página – para que os visitantes encontrem vários pontos de envolvimento.
Por exemplo, direciono os visitantes da página inicial para minha página de contato imediatamente, onde eles podem se inscrever para o conteúdo de SEO.
Mais abaixo na página, incluo outro link para o mesmo aplicativo. E na parte inferior, dou aos visitantes a chance de assinar o meu boletim.
Com esses opt-ins, eu posso avaliar as conclusões de metas em vez de confiar apenas nos dados da visualização de página.
Portanto, sou capaz de olhar além do tráfego e medir quantos usuários estão envolvidos com meu conteúdo.
8. Inclua links internos
É fundamental um bom trabalho de Link Building, para o engajamento no tráfego orgânico do seu site, focando em links externos e internos.
Se você se lembra, a taxa de rejeição e as páginas por sessão foram duas métricas importantes de envolvimento.
Você pode diminuir sua taxa de rejeição e aumentar as páginas por sessão direcionando os usuários para outras páginas do seu site por meio de links internos.
Existem muitos dados sobre o valor da vinculação interna , mas, em poucas palavras, os benefícios incluem:
- Direcionando o PageRank de páginas de alta autoridade para outras páginas do seu site.
- Direcionando visitantes para outras páginas importantes do seu site.
- Enviando visitantes a páginas cruciais de produtos e vendas.
- Mantenha os leitores em seu site por mais tempo, direcionando-os para o conteúdo relevante.
- Impedindo páginas “órfãs” e reduzindo a profundidade da página.
Como o objetivo é manter os usuários em seu site até que eles comprem ou entrem em contato com você sobre seus serviços, é de seu interesse usar links internos para direcioná-los às suas páginas mais importantes.
Se você facilitar a localização das informações que os usuários procuram, os usuários têm menos chances de abandonar o site e têm maior probabilidade de se converterem em clientes.
9. Use Video
Por último, mas certamente não menos importante, é o uso de conteúdo de vídeo para aumentar o envolvimento.
O vídeo não apenas pode direcionar o tráfego do Google, YouTube e outros mecanismos de pesquisa, mas também agrega valor ao seu conteúdo de texto.
Como os vídeos são fáceis de visualizar nas redes sociais, é altamente compartilhável e tende a gerar toneladas de curtidas e comentários.
As marcas podem criar tutoriais em vídeo, resenhas, vídeos de perguntas e respostas e aumentar o envolvimento social e do blog.
De fato, existem vários hacks baseados em psicologia para criar vídeos atraentes que seu público vai adorar.
Em geral, você deseja utilizar uma variedade de tipos de conteúdo para alcançar uma variedade de usuários e aumentar o envolvimento em todas as plataformas.
Seu conteúdo é incrível?
Não deixe seu conteúdo de SEO parar na geração de tráfego – verifique se ele gera engajamento e resulta nas conversões que seu site merece.
Increva-se e receba dicas sobre Marketing Digital para a sua empresa!
Tudo isso começa com a definição dos KPIs de destino e a seguir as práticas recomendadas para aumentar essas métricas nas plataformas.
O objetivo sempre deve ser criar conteúdo que seu público ame e os incentive a agir.
Essa é a maneira de transformar leitores passivos em clientes entusiasmados e leais.